Renovar

Exaustor Axial

Exaustor Axial Indireto

Os Exaustores Axiais Indiretos são ideais para ambientes fechados, que não possuam entrada de ar.

Muito utilizado na movimentação do ar em indústrias em geral, é recomendado para exaustão de gases e poeiras industriais (caldeiras, fornos, etc.).

A rotação e a pressão são mais elevadas do que os Exaustores Axiais Quadrados que usam o mesmo motor, no entanto, a vazão dos Exaustores Axiais Indiretos é menor.

Sua grande diferença para o Exaustor Axial Direto é que o motor não é ligado diretamente à hélice, sendo que um sistema de transmissão faz a ligação.

Com isso, exaustores axiais indiretos são altamente recomendados para atmosferas explosivas, uma vez que o motor poderá ser instalado fora desse ambiente agressivo.

Exaustor Axial Direto

Os Exaustores Axiais Diretos são fabricados em chapa de aço carbono, linhas, curvas e encaixes do mais alto padrão de qualidade, garantidas por cortes a LASER.

Os exaustores são pintados em sistema eletrostático, com hélices em “PP”, reforçado com fibra de vidro.

Utilizamos motores IP certificados (índice de proteção – com um variação de IP-00 até IP-68, identificando o grau de proteção do motor em relação a água e grão).

Os Exaustores Axiais Diretos atendem as mais diversas aplicações, dentre elas: resolvem problemas de exaustão e ventilação em pequenos e médios ambientes.

Atualmente, são fabricados com 300 mm de diâmetro até 1000 mm. O motor é diretamente ligado às hélices.

Perguntas

Frequentes

Sim, para fazer a exaustão do ar em sistemas de ventilação natural. Com o sistema de ventilação natural, conseguimos aproximar a temperatura interna de 1º C a 3º C acima externa a sombra.

No caso de ventilação adiabática conseguimos de 1º C a 2º C abaixo a temperatura externa a sombra. Porém o custo de implantação, manutenção e operação do ar condicionado bem maior que o sistema de ventilação natural.

Para o sistema de ventilação natural, é necessário observar os seguintes detalhes:

Entradas de ar na parte mais baixa tipo: portas, janelas, venezianas, dentre outros, sendo elas de frente para o vento predominante. Ideal 1,5 m² por exaustor eólico.

Localização dos exaustores eólicos: parte mais alta e oposto a entrada de ar( 1/3 para frente da entrada de ar)

Geralmente cada exaustor eólico atende uma área de 30 a 40 m² cada um.

Você vai precisar das medidas de largura, comprimento e altura do seu galpão.

Com esses dados você terá o volume do galpão no qual vai multiplicar pelo número de troca necessárias de ar, isso depende muito da entrada de ar que possui no galpão como portas, janelas ou portões, geração interna de calor.

Do resultado da multiplicação do volume pelo número de trocas necessárias, você pega o valor e dividi por 4.500 que é a vazão média de cada exaustor eólico, obtendo assim quantidade de peças necessária para o ambiente.

O exaustor Solar possui uma vazão média de 3 a 4 x do exaustor eólico, para o seu funcionamento é necessário que haja a captação dos raios solares (luz solar) pela placa fotovoltaica policristalina de 20W e 12V, onde será gerada a energia para o motor de 30W e 12V de corrente contínua. Também temos sistema hibrido com a rede ou gerador.

O exaustor eólico / solar eles têm como objetivo renovar o ar do ambiente, ou seja, não é nenhum ar condicionado, ele vai tirar o ar quente do galpão fazendo essa troca de ar com o ambiente externo.

Um Exemplo: Você está em um carro fechado e está muito quente, se você abrir um vidro do carro, esse calor já dá uma aliviada correto?

Pois é o mesmo caso acontece com o exaustor eólico/ solar no ambiente, ele vai dá uma aliviada na sensação térmica no qual estava em seu local, gerando uma leve brisa interna.

plugins premium WordPress
Rolar para cima